Um menino de dez anos de idade foi a óbito nesta semana depois de se engasgar com um brinquedo bastante comum entre as crianças. O trágico episódio ocorreu em Barbacena, no Campo das Vertentes, ao sul de Minas Gerais.
Cauã Henrique de Abreu Lélio Nunes deu entrada na Santa Casa de Barbacena com um quadro de asfixia depois de se engasgar com uma bolinha de ‘pula-pula’, como é conhecido o brinquedo popular.
O brinquedo é feito de plástico maciço e se tornou febre entre as crianças, sendo vendidos até em supermercados. Após colocar o item na boca, Cauã acabou se engasgando e a mãe correu para tentar ajudá-lo.
Quando chegou ao hospital, no último dia 1º de janeiro, o menino estava com asfixia e em parada cardiorrespiratória. Ele foi estabilizado pela equipe médico e encaminhado para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Depois de 24 horas do ocorrido, foi confirmada a morte cerebral de Cauã, pois o menino já não estava mais respondendo aos estímulos e às medicações que lhe eram dados. A família autorizou a doação dos órgãos de Cauã.
“Ele estava tomando banho e quando ele chamou a minha esposa ele já estava engasgado. Estava chegando do trabalho e ouvi os gritos dela por socorro e quando cheguei já vi ele com os olhos arregalados e a boca roxa”, relembrou o pai do menino, Eduardo Nunes.