Este caso vem chamando a atenção de especialistas em saúde de todo o mundo. Uma menina de 7 anos foi diagnosticada com câncer de mama em um caso sem precedentes na história da medicina.
Aos 7 anos, Maura, uma garota chilena, recebeu um diagnóstico devastador: câncer de mama. Sua mãe, Patricia Muñoz, notou sinais preocupantes quando a menina tinha apenas 5 anos.
Durante o banho, ela detectou um caroço sob o mamilo da criança, o que levou Patricia a buscar ajuda médica. O médico solicitou exames aprofundados, pois o caroço não era típico e poderia crescer ainda mais.
Um ano depois, em outubro de 2022, após enfrentar a lentidão do atendimento público, os exames de Maura foram finalizados e a biópsia confirmou o diagnóstico de câncer.
Pouco tempo depois, prestes a completar sete anos, a garota passou por uma cirurgia para a remoção do seio afetado e prevenção da disseminação do tumor para outras áreas do corpo.
“A nível mundial não há nenhum caso semelhante ao de Maura. O único caso em que há registro é o de uma menina nos Estados Unidos que foi detectada com um câncer semelhante aos 10 anos de idade e é um caso em 200 milhões, o de Maura pode ser um em 400 milhões”, relatou Felipe Tagle, presidente da associação chilena de pacientes com câncer que vem apoiando a família de Maura.
Atualmente a família de Maura espera pelos resultados dos exames após a realização da cirurgia para saber se aconteceu metástase.