Uma língua saudável deve ter uma aparência rosada, com a superfície livre de crostas ou fissuras. Quando a aparência deste órgão parece estranha, é provavelmente hora de procurar um médico e passar por uma avaliação.
A língua é uma importante parte do corpo humano, afinal ela esta diretamente associada a capacidade da fala, a habilidade de ingerir alimentos, etc. Então, é uma parte do corpo que merece toda a atenção possível.
Por isso, um artigo publicado por médicos chineses no British Medical Journal (BMJ) Case Reports, uma revista científica que reúne centenas de estudos, tem chamado tanto a atenção.
O artigo fala sobre um paciente de 60 anos, que fazia tratamento contra o câncer, e sofreu uma incomum reação a antibióticos ministrados: sua língua ficou com aparência peluda e com uma cama preta.
Este problema já é conhecido pela literatura médica e esta, geralmente, associado ao tabagismo ou a falta de higiene bucal adequada. No caso da paciente, no entanto, a causa foi outra.
No artigo, os médicos explicam que a paciente sofreu uma alteração na flora bacteriana natural da boca por conta do uso de um antibiótico. Com isso, a paciente sofreu um excesso de mortes e acúmulo de células nas papilas.
O quadro era acompanhado por pesquisadores da Universidade de Fukuoka, que mudaram o antibiótico e relataram melhora no quadro dentro de seis meses. Apesar da aparência ser séria, a condição não ofereceu riscos graves à paciente.