Edgar Lopez é o cirurgião plástico que operou a empresária Natália Cavanellas, de 40 anos de idade, que não resistiu durante uma lipoaspiração nesta última segunda-feira, dia 7 de julho.
Após a partida da empresária, ele decidiu se pronunciar, e através de uma nota, afirmou que a morte foi causada por algo que considerou uma complicação grave, compatível com embolia pulmonar.
O procedimento aconteceu em uma unidade de saúde, na região da Mooca, em São Paulo, e de acordo com o comunicado da equipe de Lopez, a cirurgia era eletiva e ocorreu em um ambiente hospitalar adequado, com todos os exames necessários.
Antes da cirurgia ter sido feita, foi confirmado que os exames da empresária estavam em conformidade com o esperado e que foi garantido que a equipe seguiu rigorosamente todos os protocolos de segurança.
No texto, o médico descreve a embolia pulmonar como um evento raro, mas que é reconhecido entre o meio médico como algo possível, mesmo com todas as medidas preventivas sendo adotadas.
A nota destaca que o cirurgião possui mais de vinte anos de experiência e que atua com ética, responsabilidade e dedicação. A equipe do médico também informou que o caso segue sob análise das autoridades competentes, incluindo o IML.
O Instituto Médico Legal (IML) ficará responsável por determinar a causa definitiva do óbito. Foi dito, na nota, que o médico está prestando toda a assistência necessária aos familiares neste momento de complicação.
Além disso, está sendo declarado que ele está se mantendo à disposição para esclarecimentos técnicos, sempre em respeito à paciente, à família e ao sigilo médico.
O caso foi registrado pelas autoridades como morte suspeita e é investigado pelo 42° DP (Parque São Lucas). Muitos lamentam o ocorrido e desejam que a família dela encontre paz.