Famosos Saúde

Médico explica como é possível engravidar na menopausa, como Claudia Raia, e quais são os riscos de uma gravidez tardia

A atriz engravidou na menopausa e com uma idade tardia. Quais são os riscos?

ANÚNCIOS

Claudia Raia, aos 55 anos, chegou a ir na sua ginecologista e estranhou quando a médica pediu um teste de beta HCG. Esse teste é feito para identificar um hormônio que apenas pessoas grávidas conseguem produzir. Com isso, a atriz acabou descobrindo que está grávida de seu terceiro filho, e o primeiro da sua relação com o atual marido, Jarbas Homem de Mello.

E acontece que com o aumento das técnicas utilizadas pela medicina e o maior uso de conhecimentos tecnológicos, será ainda mais comum que mulheres possam engravidar de forma saudável e tardia.

Diante disso, alguns esclarecimentos são feitos em relação a engravidar no período da menopausa. Isso não é possível de forma espontânea se a pessoa realmente estiver na menopausa, ou seja, ter parado de menstruar há pelo menos um ano. Isso geralmente ocorre com a idade entre 45 aos 55 anos de idade. Isso ocorre porque a quantidade de óvulos que uma mulher produz é limitada.

Quais são os riscos de uma gravidez tardia?

Engravidar com uma idade avançada aumenta os riscos de desenvolver algumas doenças como a pré-eclâmpsia (pressão alta), diabetes gestacional e trombose.\n\nE em relação ao bebê, maiores são os riscos de desenvolver síndrome de Down, má formação fetal, alterações cromossômicas, parto prematuro, maior risco de o bebê nascer menor do que deveria e de aborto.

ANÚNCIOS

Como evitar os riscos?

O principal é que a mãe esteja saudável. Os exames também são essenciais para acompanhar toda a gravidez. Para algumas complicações, como a pré-eclâmpsia, é importante tomar os medicamentos desde o começo da gestação. Outros medicamentos também podem ser utilizados para evitar o parto prematuro.

“Fazendo um pré-natal adequado, com os exames de prevenção, e usando medicamentos profiláticos para atenuar os riscos, é possível ter um desfecho excelente mesmo numa idade materna fora do habitual”, explica o médico, Eduardo Cordioli.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.