Famosos Saúde

Médico explica como é possível engravidar na menopausa, como Claudia Raia, e quais são os riscos de uma gravidez tardia

A atriz engravidou na menopausa e com uma idade tardia. Quais são os riscos?

Claudia Raia, aos 55 anos, chegou a ir na sua ginecologista e estranhou quando a médica pediu um teste de beta HCG. Esse teste é feito para identificar um hormônio que apenas pessoas grávidas conseguem produzir. Com isso, a atriz acabou descobrindo que está grávida de seu terceiro filho, e o primeiro da sua relação com o atual marido, Jarbas Homem de Mello.

PUBLICIDADE

E acontece que com o aumento das técnicas utilizadas pela medicina e o maior uso de conhecimentos tecnológicos, será ainda mais comum que mulheres possam engravidar de forma saudável e tardia.

Diante disso, alguns esclarecimentos são feitos em relação a engravidar no período da menopausa. Isso não é possível de forma espontânea se a pessoa realmente estiver na menopausa, ou seja, ter parado de menstruar há pelo menos um ano. Isso geralmente ocorre com a idade entre 45 aos 55 anos de idade. Isso ocorre porque a quantidade de óvulos que uma mulher produz é limitada.

Quais são os riscos de uma gravidez tardia?

Engravidar com uma idade avançada aumenta os riscos de desenvolver algumas doenças como a pré-eclâmpsia (pressão alta), diabetes gestacional e trombose.

PUBLICIDADE