E diante do acontecimento, sua vida se tornou destaque no documentário Kurbusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí, que irá estrear em breve nos cinemas, na região do Rio Grande do Norte.
No documentário, o jornalista revisita momentos marcantes de sua vida e se reencontra com pessoas importantes, como Gilberto Gil. Em uma cena emocionante, o cantor lê uma antiga crítica escrita por Kubrusly sobre ele, surpreendendo o jornalista, que não se lembra do amigo baiano.
Apesar das limitações impostas pela demência, a música de Gil continua viva em sua memória. Enquanto o artista toca, Kubrusly ensaia alguns passos de dança com sua esposa, Beatriz Goulart, que parece ser a única pessoa que ele consegue reconhecer neste momento tão difícil.
O filme também exibe momentos de reflexão, como quando Kubrusly, ao folhear anotações antigas da época em que era crítico musical, comenta: “Eu fiz muita coisa na vida”.
Antes do diagnóstico de demência em 2023, Kubrusly enfrentou outros desafios de saúde. Em 2016, aos 71 anos, sofreu um infarto e precisou fazer operações no coração.
Hoje, mesmo com as limitações trazidas pela doença, o jornalista segue sendo celebrado pela sua contribuição à música e ao jornalismo. E agora, terá sua vida e doença abordada em um documentário.