Aconteceu nesta segunda-feira (15/01) o evento “The Best”, promovido pela Fifa. A cerimônia prestigia os grandes nomes e feitos do futebol ao longo do último ano. Desta vez, a brasileira Marta foi homenageada.
No futebol feminino, nenhuma atleta é tão premiada na cerimônia quanto Marta. Nesta segunda, a atleta alcançou um novo marco, que chama a atenção também na categoria masculina.
Isso porque Marta se tornou a primeira atleta a ser imortalizada ainda em vida. A brasileira vai passar a nomear uma nova categoria do futebol feminino, que vai premiar o gol mais bonito.
Até a edição deste ano, homens e mulheres disputavam juntos pelo prêmio Puskas. A partir de agora, as mulheres vão disputar o prêmio Marta, enquanto os homens vão disputar o prêmio Puskas.
No masculino, o mesmo prêmio vai continuar levando o nome de Puskas. Neste ano, inclusive, quem ganhou o prêmio foi o brasileiro Guilherme Madruga, que chamou a atenção com um gol marcado do campo de defesa.
“Quero agradecer à Fifa e à comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida, ainda em atividade”, disse Marta ao aceitar o prêmio.
Marta acumula recordes e conquistas impressionantes. A atleta é a maior artilheira da história das Copas, entre feminino e masculino, além de ser apontada como um dos nomes que revolucionou a modalidade.
No Brasil, a jogadora conquistou o título de Rainha, que ostenta também em outros países, graças a sua imensurável contribuição ao desenvolvimento do futebol feminino.