Com muita luta o apresentador Marcos Mion, militante ativo na luta por direitos das pessoas portadoras de autismo, conseguiu que a Lei Romeo Mion fosse aprovada em 2020 no Senado.
Com isso os portadores de autismo passaram a ter direito a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Nesta sexta-feira, dia 21 de abril de 2023, o apresentador do ‘Caldeirão’ da TV globo, fez uso de sua rede social onde se mostrou revoltado com a fala do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, numa reunião com governadores e ministros, em Brasília, na última quarta-feira, dia 19 de abril.
Em sua fala sobre a violência nas escolas, o presidente do país afirmou que pessoas com “deficiência mental” têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”.
Com isso, o apresentador Marcos Mion, que é pai de Romeo, de 17 anos de idade, que tem diagnostico de Transtorno do Espectro Autista, disse que a afirmativa de Lula serviu para reforçar estigmas, preconceitos e discriminação contra pessoas com deficiência. Veja o vídeo que ele publicou a seguir.
Veja o vídeo com desabafo de Marcos Mion:
Ver essa foto no Instagram
Mion definiu a fala de Lula como capacitismo, o apresentador ficou em choque e afirmou ainda que “a comunidade autista segue sem 1 minuto de tranquilidade”.
Mion disse ainda em sua publicação que é grande a luta conscientização, normalização e aceitação de todas as condições, e se mostrou preocupado com as pessoas que não tem muita informação e se depara com o presidente do Brasil declarando que seu filho com necessidades especiais tem parafuso desequilibrado.