Saúde

Magnésio: a solução para a ansiedade, estresse e doença de Alzheimer

O magnésio tem muitos benefícios para a saúde humana, além de ajudar na prevenção de doenças, ele pode também atuar de forma importante no controle da ansiedade.

Quem sofre de ansiedade sabe que não é fácil driblar esse furacão e o pior, por causa dela, engordamos, vivemos estressadas, passamos altos e baixos e ainda somos obrigadas a viver à base de ansiolíticos para contornar o contexto, em síntese, se você é uma mulher, sabe bem o que significa ser ansiosa.

PUBLICIDADE

Além dos ansiolíticos químicos, aqueles vendidos nas farmácias, a natureza oferece outras alternativas, como chás, infusões, alimentação saudável, tudo isso é possível para manter a ânsia dentro do limite, mas há também outros produtos que podem ser grandes aliados no tratamento da ansiedade e hoje vamos falar de um deles: o magnésio.

O magnésio é um nutriente essencial que participa de centenas de reações bioquímicas do corpo humano, desde a produção de energia até o bem-estar psicológico. No entanto, estima-se que cerca de metade da população mundial sofra de deficiência de magnésio.

PUBLICIDADE

O magnésio pode melhorar nossa saúde mental, melhorando a capacidade do cérebro e prevenindo muitas condições de saúde associadas ao comprometimento cognitivo.

Memória

O magnésio aumenta as sinapses encontradas no hipocampo, uma estrutura cerebral que nos ajuda a conservar a memória de longo prazo. Graças ao magnésio, o cérebro pode recuperar memórias a curto prazo (onde deixamos as chaves, desligamos o forno, lista de compras, etc.).

PUBLICIDADE

Aprender

Magnésio facilita a comunicação entre as células nervosas, melhorando não só a memória e humor, mas também a capacidade do cérebro para ser mais receptivo a novas informações.

Estresse

Durante momentos de estresse, um aumento no cortisol ocorre em nosso corpo. Este excesso danifica o hipocampo, uma estrutura cerebral muito importante. O magnésio também atua em nossos hormônios, reduzindo o cortisol e nos ajudando a responder melhor ao estresse.

Alzheimer

O magnésio não pode impedir que uma pessoa desenvolva o mal de Alzheimer. No entanto, pode ter um efeito protetor que reduz suas chances. Este mineral evita o acúmulo de placas no hipocampo.

Ansiedade

O magnésio dá energia para o cérebro, tornando-o pronto para passar por momentos de ansiedade, muitas vezes acompanhado por nervosismo, insônia e fadiga.

PUBLICIDADE

Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio e consultar um médico para discutir a necessidade de integrá-lo de outra maneira, pode ser uma alternativa ideal que vai te ajudar a driblar esses problemas citados acima.

E mais, o magnésio ocupa um papel importante na prevenção e no tratamento da depressão.

Importante é sempre consultar um médico para que ele faça a prescrição correta do produto.