Em março de 2023, uma mãe se desesperou ao buscar a filha na creche e descobrir, ao examinar a criança, que a bebê estava com uma fratura no crânio. A lesão era grave e visível a olho, o que deu início a um longo processo que terminou agora.
Lexie Hurles tinha apenas 7 meses de vida quando, no dia 24 de março de 2023, sofreu um acidente e teve uma lesão delicada na cabeça. Acontece que os funcionários da creche não tomaram ação para lidar com a situação.
O caso aconteceu na Primrose City Nursery, em Glasgow, na Escócia, apenas no terceiro dia em que a bebê ficava no local. Kiera Young, mãe da bebê, falou sobre o susto e o trauma.
“Aquela creche era o lugar onde eu trabalhava, então me senti segura em deixar Lexie lá. Não é porque eu esperava que minha filha recebesse cuidados especiais, mas porque eu acreditava na equipe, tendo trabalhado ao lado deles por tanto tempo”, desabafou a mãe.
O que começou a partir dali foi um período de muita dificuldade para a família. Lexie não chegou a correr risco de morrer, mas teve várias complicações e passou meses entrando e saindo de hospitais.
Diante da gravidade da situação, e sem uma explicação clara da creche sobre como a criança acabou macucada, Kiera decidiu denunciar o estabelecimento. O caso gerou repercussão local na época, mas terminou recentemente com uma ordem de indenização em favor de Kiera.
Desde que viveu o susto com a experiência, Kiera tem se esforçado para espalhar conscientização sobre cuidados das crianças em ambientes como creches e escolas. A unidade envolvida no caso optou por não se manifestar, apesar de ter sido procurada pela imprensa britânica.