Embora seja uma fase fundamental para vários estágios de desenvolvimento da criança, além de ser uma forma única de conectar mãe e bebê, a amamentação nem sempre é um momento simples para muitas lactantes.
Existem uma série de problemas que podem dificultar esse momento. Felizmente, para grande parte deles, existem boas soluções. Ainda assim, algumas histórias são surpreendentes.
Poliana Trovão, 36, decidiu compartilhar sua história e alertar outras mamães. Recentemente ela deu a luz a sua filha, Mariana, e então se viu diante de um desafio que não esperava: amamentação.
A mamãe conta que tinha uma grande expectativa, mas que tudo começou dando errado. “(…) Só que o processo doía e sangrava, o que deixava nós duas agitadas”, desabafou, revelando ainda que a bebê começou a perder peso.
Motivada a amamentar a filha e querendo superar o problema, Poliana procurou por atendimento médico. “Eu queria a conexão que a amamentação estabelece entre mãe e filha. Insistir nisso foi minha melhor decisão”, contou.
Para a surpresa da família, a bebê foi diagnosticada com freio lingual restrito. O problema mantém a língua da criança “presa”, o que restringe movimentos, como a sucção.
A família começou uma jornada de 2 meses de tratamento, que incluiu uma pequena cirurgia na criança, para hoje conseguirem a amamentação como alimentação exclusiva. A bebê tem cinco meses hoje e já pesa 7 quilos. O caso segue de alerta para famílias que notam algo estranho a procurarem atendimento.