Morreu neste sábado (6), o ator e humorista Eraldo Fontiny, aos 41 anos. Segundo as informações repassadas sobre o caso, Eraldo Fontiny, foi vítima de uma condição clínica conhecida como morte súbita.
O que é a morte súbita?
De forma inesperada e relativamente rápida, a morte súbita pode surpreender indivíduos de qualquer idade, incluindo jovens atletas ou bebês que parecem saudáveis. No entanto, ela é mais comum em pessoas idosas com doenças cardíacas pré-existentes.
Embora a definição exata ainda seja debatida no meio médico, alguns grupos entendem que a morte súbita é uma morte inesperada que ocorre tão rapidamente a partir dos sintomas que sua causa não pode ser estabelecida clinicamente.
Essa definição exclui mortes violentas, bem como complicações de doenças conhecidas, como câncer ou infecções graves.
Outros grupos preferem definir morte súbita como um evento inexplicável que leva o paciente à morte dentro de uma hora após o início dos sintomas. Confira os sintomas a seguir.
Pessoas encontradas mortas de forma inesperada e sem explicação aparente também se enquadram no conceito de morte súbita.
- A morte súbita em bebês é um mistério, mas há uma crença de que diversos fatores podem contribuir para o aumento do risco, como o hábito de fumar das mães e a posição de sono do bebê, sendo que dormir de lado ou de bruços pode aumentar o risco.
- Já em adultos e idosos, a morte súbita pode ser causada por diversas condições, incluindo infarto, arritmias malignas, embolia pulmonar, ruptura de aneurisma, AVC e epilepsia.
- Por sua vez, a morte súbita em atletas pode estar relacionada a condições como arritmias cardíacas malignas, hipertrofia do miocárdio, anomalias congênitas da artéria coronária, cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito, prolapso mitral com regurgitação mitral, miocardite e aneurisma da aorta.
Sintomas
Os sintomas da morte súbita podem ser diversos e surgir pouco antes do óbito, uma vez que suas causas são variadas. Abaixo, listamos os principais sinais:
- Perda de consciência;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Palpitações ou batimentos cardíacos irregulares;
- Tontura ou vertigem;
- Náusea ou vômito;
- Desmaio ou convulsão;
- Sudorese intensa.
É importante lembrar que nem sempre esses sintomas aparecem e que a morte súbita pode ocorrer sem nenhum aviso prévio. Por isso, é fundamental estar atento aos fatores de risco e buscar orientação médica caso se sinta mal ou apresente algum dos sintomas listados.