O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, na noite de sábado (19), o que resultou em uma pequena hemorragia cerebral, conforme informou o médico Roberto Kalil Filho em entrevista à Globonews.
Kalil, que é cardiologista e acompanhou Lula em sua recuperação no hospital Sírio-Libanês da capital federal, detalhou que o impacto da queda causou um trauma significativo na região occipital, localizada na nuca, que é responsável pela percepção visual.
O acidente, que não levou à perda de consciência do presidente, fez com que ele precisasse ser levado ao hospital para uma avaliação inicial e, posteriormente, para uma reavaliação no domingo (20).
Durante os exames, os médicos identificaram um “contragolpe” que provocou uma pequena hemorragia cerebral na região frontotemporal, mas não consideraram o quadro como grave.
Mesmo assim, recomendaram que Lula evitasse viagens aéreas longas para garantir uma recuperação adequada, resultando no cancelamento de sua participação na Cúpula dos Brics, que acontecerá em Kazan, na Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubro.
A decisão de não viajar foi tomada para preservar a saúde de Lula após a recomendação médica. Ele, no entanto, foi liberado para continuar com suas atividades regulares em Brasília, desde que respeitasse as limitações indicadas pela equipe médica.
O boletim divulgado pelo hospital destacou que, apesar do susto, o quadro de Lula não apresenta riscos graves no momento. A ausência de Lula na Cúpula dos Brics representa um desfalque significativo para a diplomacia brasileira no evento, já que o presidente desempenha papel central na articulação entre os países do bloco.
A medida reforça a importância de priorizar a saúde em momentos delicados, especialmente diante da intensa agenda internacional que o presidente tem mantido nos últimos meses.