Neste último sábado, dia 19 de outubro, foi divulgado por canais de comunicação que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente doméstico em Brasília, o que resultou em um ferimento em sua cabeça.
Por conta do incidente que sofreu, a viagem que ele tinha planejado para a Rússia, neste domingo, dia 20 de outubro, foi cancelada. Com isso, os compromissos do presidente envolvendo viagens foram cancelados por conta do imprevisto que ele sofreu.
Segundo informações divulgadas pelo boletim médico, o presidente teria dado entrada na unidade de saúde com um ‘ferimento corto-contuso’ em sua nuca, e apesar do caso não ser grave, ele precisou cancelar suas viagens por precaução. No local do ferimento, ele levou pontos.
O boletim oficial relatou que Lula foi avaliado pela equipe médica e foi orientado a não realizar viagens aéreas de longa distância, apesar de estar apto para continuar com suas demais atividades.
O presidente, de 78 anos, já havia enfrentado um procedimento cirúrgico há pouco mais de um ano, em setembro de 2023. Recentemente, ele passou por exames de revisão dessa cirurgia, que apresentou resultados satisfatórios.
Antes do acidente, Lula participou de eventos em São Paulo no sábado, relacionados à campanha de Guilherme Boulos (PSOL), candidato que conta com o apoio dele prefeitura da capital paulista.
A previsão de tempestade fez com que uma carreata planejada fosse substituída por uma transmissão online. O presidente retornou a Brasília no início da noite de sábado, horas antes do incidente.