Na tarde deste sábado (13/07), um comício presidencial de Donald Trump, candidato a presidência nos EUA, foi interrompido após o empresário ser alvo de um ataque a tiro. Vídeos do momento circulam nas redes sociais.
Trump comandava um comício eleitoral quando foi surpreendido por um disparo. Vídeos mostram que aparentemente o candidato chegou a ser atingido na região da orelha, mas de raspão.
Enquanto era retirado do local, Trump chegou a mostrar os punhos em sinal aos seus eleitores. No Brasil, figuras da política também manifestaram repúdio ao atentado sofrido pelo candidato a presidência dos EUA.
Dentre a lista dos políticos brasileiros que lamentaram o ataque esta o presidente Lula. Pelo twitter (X), Lula condenou o ataque e defendeu que o diálogo seja retomado dentro do ambiente político.
“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política (…) O que vimos hoje é inaceitável”, afirma.
Também no Brasil, outras figuras políticas que também se manifestaram foram Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo. “Esperamos a pronta recuperação dele e que os EUA tenham a paz restabelecida o mais breve possível, pois é disso que precisamos“, disse Nunes.
Segundo assessoria de Trump, o candidato esta bem e não corre risco. Segundo as autoridades locais, o autor do disparo foi morto durante a ação da polícia.