De forma recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressou sua tristeza e solidariedade nas redes sociais após ter ocorrido o desabamento do teto de uma igreja na Bahia, em Salvador.
E infelizmente, o acidente resultou na morte trágica de uma turista em São Paulo, além de ter deixado outras cinco pessoas feridas. O presidente divulgou uma nota lamentando o ocorrido.
“Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos de Giulia Panchoni Righetto, jovem que perdeu a vida na tragédia, e a todas as vítimas que ficaram feridas”, declarou, e também acrescentou que o governo está disposto a prestar apoio.
A igreja, que era considerada um dos principais pontos turísticos da região, é conhecida como ‘igreja de ouro’ por conta de seu interior coberto pelo material. O edifício foi construído no século 18.
O desabamento ocorreu em um momento de pouco movimento no interior do templo, de acordo com informações que foram fornecidas pelo Corpo de Bombeiros e que chamaram atenção.
No momento, o caso está sendo investigado pelas autoridades, a turista Giulia infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto outros feridos apenas sofreram lesões leves e não correm o risco de morte.
Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão…
— Lula (@LulaOficial) February 5, 2025
A área foi isolada por policiais militares para que as investigações sejam realizadas. Era do conhecimento de muitos que a igreja enfrentava problemas estruturais e falta de manutenção.
Esse desabamento chama atenção para a necessidade de medidas urgentes que possam causar a preservação de patrimônios históricos e garantir a segurança de visitantes e fiéis. As autoridades locais e federais lamentam o ocorrido.
Nos comentários da publicação feita por Lula, muitos também aproveitaram e prestaram condolências para os familiares e amigos da jovem Giulia, que era cheia de sonhos e adorava realizar viagens pelo Brasil e pelo mundo.