Durante o governo Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acabou tendo o nome colocado em uma posição de destaque. Escolhido como inimigo por boa parte do governo, Alexandre de Moraes foi uma das figuras que acabou se destacando como oposição do governo.
Embora seja um ministro da Suprema Corte brasileira, Alexandre foi colocado numa posição de oposição ao antigo governo. Essa situação se deu muito em função das decisões de Moraes, que desagradaram o governo Bolsonaro.
Neste clima de tensão, Alexandre acabou ganhando um apelido que viria a viralizar. O ministro ganhou o apelido de “Xandão”, que acabou ganhando um apelo nacional, tanto para quem apoia o ministro, quanto para quem critica.
E foi justamente sobre esse assunto que o presidente Lula acabou fazendo piada na última quinta-feira (08/01). Lula fez a brincadeira durante um evento promovido para comemorar a democracia e lembrar do 8 de janeiro de 2023.
“Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito, vivendo a vida da Suprema Corte Brasileira, e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo chamado Xandão, que é um apelido que já pegou e desse apelido você nunca mais vai se livrar”, disse o presidente.
Lulinha DEBOCHANDO da extrema-direita e EXALTANDO o apelido dado por nós ao XANDÃO.
A turminha do GOLPE entra em DELÍRIO TOTAL!! 🤣👍 pic.twitter.com/rHnbk6MJ6x
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) January 8, 2025
Alexandre estava no evento e acabou dando risada da situação. O ministro, que mantém um perfil discreto em sua vida pessoal, acabou não conseguindo segurar a risada diante da piada feita pelo presidente.
Na plateia, as pessoas também deram risada da brincadeira de Lula. O presidente, na sequência, prosseguiu com seu discurso sobre a democracia brasileira. Barroso, do STF, Rodrigo Pacheco, da Câmara, e Arthur Lira, do Senado, não participaram do evento. Outros ministros do STF, além de Alexandre, estiveram na Cerimônia.