Os golpes envolvendo cartões são um dos mais comuns de se acontecer. Os criminosos conseguem adquirir os dados do titular e utilizá-lo como se fosse o dono.
Alguns dos prejuízos com clonagem de cartão podem ser reversíveis se percebidos a tempo e relatado para a ouvidoria da central o mais rápido possível e fazendo um boletim de ocorrência para que se intensifique as buscas por criminosos desse tipo de delito.
Isso aconteceu com o YouTuber Lucas Rangel, de 26 anos. Ele veio as suas redes sociais hoje, 20 de outubro, para contar que tudo acontece há cinco meses e foi protegido pelo banco, pois o mesmo não tinha se dado conta.
O cartão foi usado desde a pequenas compras, como ingressos, até para compras de passagens aéreas. Lucas brincou com a situação de que a pessoa que fez isso também queria se divertir, pois tentou comprar entrada para um parque aquático.
Uma das tentativas que chamou a atenção foi a da compra de um celular no valor de 14 mil reais. “Que falta de vergonha, se o brasileiro usasse essa inteligência a gente já tava em Marte”, falou Lucas escandalizado com a atitude.
Lucas Rangel é conhecido primeiramente na internet através de um aplicativo Vine. Lá ele postava vídeos que viralizarem quando ele tinha apenas 16 anos, o que lhe deu o título de maior Viner do Brasil.
Vale ressaltar que os cuidados com os cartões de crédito incluem conferir sites confiáveis para fazer compras, máquinas de pagamento e de caixa eletrônico também.