Após um período de férias no continente asiático e intensa jornada de trabalho durante um evento musical em março, o jornalista Léo Dias, de 49 anos, foi hospitalizado com um quadro de pneumonia.
O comunicador encontra-se atualmente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em São Paulo, onde recebe acompanhamento médico e tratamento à base de antibióticos. O estado de saúde inspira cuidados, mas segue sendo monitorado de forma contínua por uma equipe médica especializada.
A internação foi comunicada por meio de uma postagem em suas redes sociais na noite de segunda-feira. Segundo o boletim médico emitido no mesmo dia, os responsáveis pelo acompanhamento são uma cardiologista e o diretor geral da unidade hospitalar onde ele está internado.
A publicação detalha que, após retornar de férias e enfrentar uma exaustiva cobertura de mais de cinco horas ao vivo de um festival, o jornalista apresentou sintomas que levaram ao diagnóstico da infecção pulmonar.
A pneumonia é uma das causas mais comuns de morte no mundo
A pneumonia, condição que o levou à internação, é uma das infecções respiratórias mais graves e comuns no mundo. Afeta milhões de pessoas todos os anos e é especialmente perigosa para grupos vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e portadores de doenças crônicas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 47 mil mortes foram registradas em decorrência dessa enfermidade apenas no ano de 2020, conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em países com infraestrutura médica limitada, a situação tende a ser ainda mais crítica.
Caracterizada por sintomas como tosse produtiva, febre e dificuldade respiratória, a pneumonia geralmente é diagnosticada com exames de imagem, como a radiografia do tórax.
Embora tratável com antibióticos, sua evolução pode ser grave, especialmente quando o diagnóstico é tardio. A vacinação preventiva é uma das formas mais eficazes de reduzir o risco de contaminação por determinados tipos da doença.
A recuperação de Léo Dias, nesse contexto, dependerá da resposta ao tratamento e dos cuidados intensivos que está recebendo. Familiares, amigos e seguidores estão na torcidad para que o jornalista se recupere o mais rápido possível.