Ela foi um dos grandes nomes da novela Carrossel que se tornou um fenômeno de audiência, Maria Joaquina, interpretada pela atriz Ludwika Paleta conquistou milhões de fãs em todo o Brasil.
Entretanto, após vários anos da novela ir ao ar através do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de propriedade do empresário Senor Abravanel, conhecido popularmente como Silvio Santos, a eterna Maria Joaquina está muito diferente.
Em 1989, a Televisa produziu a novela “Carrossel”, que desembarcou no Brasil pelo SBT dois anos depois. Naquela ocasião, a trama surpreendeu a Globo e conquistou a audiência do Jornal Nacional devido ao seu apelo familiar, centrado na Escola Mundial e seus alunos.
No folhetim, Maria Joaquina era uma personagem retratada como uma garota mimada, preconceituosa e que mesmo assim conquistou o público assíduo da novela que alcançou uma audiência surpreendente.
Depois de sua participação em Carrossel, a atriz também se destacou em telenovelas como Vovô e Eu (1992), Maria do Bairro (1995), Amigas e Rivais (2001), Amada Minha (2003) e Abismo de Paixão (2012), todas transmitidas na emissora de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da TV brasileira.
No começo deste ano, a atriz que já completou 44 anos, retornou à cena em uma produção de grande escala. Ela integrou o elenco da segunda temporada da série “Dom”, uma produção da Amazon disponível na plataforma de streaming Prime Video. Confira como está hoje em dia a atriz que deu vida a Ana Joaquina:

(Ludwika Paleta como Maria Joaquina, em Carrossel (Televisa, 1989), e como Paloma, em Dom (Prime Video, 2023) — Foto: Divulgação)
A atriz sempre será lembrada como Maria Valentina, a menina mimada da novela Carrossel.