Aos 74 anos de idade, o cantor Djavan comentou sobre um distúrbio neurológico contra o qual luta há alguns anos.
Desde que foi diagnosticado com o problema, o músico passou por uma drástica mudança em sua rotina a fim de que os efeitos indesejáveis fossem controlados.
Em entrevista concedida para a revista Veja Rio, Djavan contou ser portador do distúrbio neurológico chamado “tremor essencial”. O problema é agravado pela ausência de um sono adequado, sendo o motivo da transformação na rotina do cantor a fim de que pudesse controlar o problema de saúde.
Com o seu retorno aos palcos, Djavan contou para a referida fonte que a adoção de uma noite de sono adequada virou a maior obrigação a cada dia. Com efeito, o músico não dorme menos que sete horas por noite.
De igual maneira, a alimentação precisa ser muito bem controlada e balanceada. As positivas transformações na rotina do veterano contribuíram não apenas para o controle da síndrome neurológica com a qual foi diagnosticado, mas também para lhe dar mais força para enfrentar os desafios da carreira como cantor.
Na mesma entrevista, Djavan contou sobre o retorno aos festivais, tocando, principalmente, para um público mais jovem.
O artista avaliou que a sua carreira sempre foi marcada por composições ecléticas, de modo que na plateia de seus shows não há uma unicidade de personalidades, havendo fãs desde os 12 anos de idade até a faixa dos 80.