A morte de Gal Costa gerou uma enorme comoção entre os familiares, amigos e fãs. Na ocasião de seu falecimento a causa que levou a cantora icônica ao óbito não foi revelada.
Em 9 de novembro de 2022, a cantora Gal Costa faleceu aos 77 anos, vítima de um infarto agudo no miocárdio, conforme consta em sua certidão de óbito.
Além disso, o documento também revela que a causa do seu falecimento estava diretamente relacionada a uma neoplasia maligna e/ou câncer localizado na cabeça e pescoço.
O laudo causou perplexidade junto aos conhecidos e fãs de Gal Costa que não sabiam que a artista estava tão gravemente doente. Ela veio a falecer em sua residência localizada em São Paulo.
Gal Costa havia decidido fazer uma pausa em suas apresentações pouco antes de seu falecimento, pois havia passado por uma cirurgia para remover um nódulo na fossa nasal direita.
Durante uma trajetória de 57 anos de carreira, que teve início em 1965, a cantora apresentou ao público músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Nos anos 60 e 70, Gal Costa continuou a misturar estilos, tornando-se uma figura de referência no cenário musical brasileiro, que segue tendo sua obra reverenciada.
Ao longo de sua extensa carreira, Gal Costa lançou mais de 40 álbuns, incluindo gravações de estúdio e registros ao vivo. Além disso, inspirou gerações.
Ela deixa para trás o seu filho, Gabriel, de 17 anos, que foi a inspiração por trás de seu último álbum de músicas inéditas intitulado “A pele do futuro”, lançado em 2018.