Jairo Souza Santos Junior e Monique Medeiros ainda aguardam o julgamento que definirá o futuro para ambos. Jairo, o “Jairinho”, era vereador do Rio de Janeiro e namorava com Monique, ambos são acusados de matar o menino Henry.
Em março de 2021, Henry foi levado as pressas para o hospital onde sua morte foi confirmada. Jairinho logo se tornou o principal suspeitos das agressões, enquanto a investigação policial apontou Monique como cumplice, por saber das agressões e não fazer nada para proteger o menino.
Os dois foram presos e segue em cárcere enquanto aguardam o julgamento. Agora, conforma foi divulgado, foi confirmada a decisão de que ambos, Jairo e Monique, devam ser levados à júri popular.
Após meses de disputa entre acusação e defesa no caso, a juíza Elizabeth Louro, da 2ª Vara Criminal da Capital, determinou que o Jairinho e Monique sejam levados a Juri Popular. A ideia é ruim para os dois, uma vez que o caso teve ampla repercussão e forte reação da opinião pública.
Antes, a juíza já havia absolvido Monique das acusações de fraude processual, falsidade ideológica e tortura. Jairinho foi absolvido no crime de fraude processual. Os dois vão responder por homicídio e coação no curso do processo; Jairinho também vai responder por tortura.
Henry foi morto aos 4 anos, em março de 2021, depois de ser repetidamente espancado na casa onda morava. Para os investigadores, Jairinho era quem torturava a criança.