Nesta segunda-feira (30/06), a página Razões Para Acreditar anunciou a retomada da vaquinha destinada ao alpinista indonésio, Agam, que auxiliou no resgate da brasileira Juliana Marins.
No vídeo, o sócio-fundador da página, Vicente Carvalho, apareceu para explicar a situação. Carvalho anunciou a decisão de voltar atrás na decisão anterior, de cancelar a vaquinha.
A história toda começou há algumas horas, quando a página passou a ser alvo de críticas pela taxa cobrada sobre o valor arrecadado na vaquinha. O montante já ultrapassa os R$500 mil e a taxa seria de 20% sobre o valor.
Após receber críticas e acusações graves de tentar enriquecer com as vaquinhas, a página, que tem uma parceria com a plataforma Voaa, decidiu encerrar a arrecadação coletiva e devolver os valores já recebidos.
“Nosso objetivo jamais foi outro senão ajudar o Agam. Desde o início da vaquinha, a gente tem acompanhado cada comentário, cada crítica e cada publicação com atenção e respeito”, disse Vicente.
No entanto, após a decisão receber críticas, os responsáveis decidiram mais uma vez voltar atrás. Agora, o alpinista vai receber o valor integral da doação, sem o recolhimento da taxa de 20%.
https://www.instagram.com/reel/DLigqaJuCts/
A página também vai oferecer 48h para pedidos de reembolso, para aqueles que desejam desistir da doação. O caso gerou uma onda de críticas à página e, na mesma publicação, muitas pessoas relataram ter perdido “credibilidade” sobre a página.
Por outro lado, muitos também saíram em defesa da página e destacaram todos que já foram ajudados pela Razões para Acreditar. Dentre os comentários em defesa da página, alguns famosos também se pronunciaram.
Agam foi responsável por um grupo de resgate composto por voluntários que ajudou diretamente no resgate do corpo de Juliana, que sofreu um acidente no último dia 21, enquanto realizava uma trilha na Indonésia.