Em muitos países do mundo, incluindo Brasil e Estados Unidos, um Tribunal de Justiça é geralmente algo que nenhum cidadão deseja conhecer. Culturalmente, as pessoas não enxergam esses espaços como positivos, já que geralmente são associados a uma ideia punitivista.
Bem verdade é que se você esta em um Tribunal, provavelmente esta sendo acusado de algo, ou talvez esteja acusando alguém de ter feito algo. De toda forma, a experiência não costuma ser positiva.
Ainda assim, algumas histórias se tornam muito especiais. Nos Estados Unidos, existem alguns formatos de programa muito populares, como é o caso do “Caught in Providence”, um programa que acompanha casos do Tribunal de Providence.
Frank Caprio é um rosto conhecido na atração. Juiz de carreira há mais de 4 décadas, ele é conhecido por sempre tratar os casos com humanidade e dar aos réus a chance de falar sobre suas situações.
Foi exatamente assim que Caprio tratou a história de Medina Bonifacia. A mulher acumulava uma multa de 400 dólares com o estado, por uma série de multas aplicadas contra seu veículo. Assista o vídeo a seguir.
No entanto, ao ser colocada de frente para o juíz, Bonifacia explicou sua situação. A mulher contou que estava vivendo em seu carro e que, apesar de trabalhar em alguns bicos, não conseguia juntar o dinheiro necessário para quitar a dívida que acabou acumulando.
Bonifacia ainda revelou que estava sendo perseguida por uma pessoa, mas preferiu não revelar a identidade de seu perseguidor. A mulher recebeu ajuda do juiz.
Enquanto falava sobre sua situação, a jovem contou que recentemente havia conseguido um emprego mais estável, mas que ainda não era suficiente para arcar com as dívidas. A moça ainda contou que estava vivendo com apenas uma refeição no dia, que ganhava no restaurante onde trabalhava.
Para ajuda-la a se reerguer, o juiz cobriu 300 dólares da multa e parcelou o valor restante. Caprio ainda ofereceu dinheiro à jovem, para que ela pudesse comer, já que Bonifacia literalmente passava fome.