A Síndrome de Down é uma condição genética que acarreta algumas alterações no desenvolvimento de seu portador. Muitas pessoas acreditam que a Síndrome de Down pode ser facilmente observada e identificada, mas esse nem sempre é o caso.
Um bom exemplo disso é o caso da jovem Ashley Zambelli, de apenas 23 anos, que descobriu ter trissomia do cromossomo 21, definição técnica da Síndrome de Down, após ser mãe.
Ashley não possui as características físicas atribuídas à Síndrome de Down e, por mais de duas décadas de vida, não suspeitava que pudesse ter a condição. A descoberta veio como uma surpresa até mesmo para seu médico.
Mãe de três filhos, dois portadores da trissomia 21, Ashley engravidou pela quarta vez e foi nesse momento que seu médico geneticista percebeu que algo estava estranho. A quarta criança, que infelizmente não chegou a nascer, também teria síndrome de down.
“Meu geneticista ficou chocado ao descobrir que eu estava, pela terceira vez, grávida de um bebê com trissomia 21”, contou Ashley, sobre o momento em que seu médico lhe revelou suas suspeitas.
Dos três filhos da jovem, dois possuem Síndrome de Down. Apenas a filha do meio, Evelyn, não é portadora da trissomia 21. Foi após a quarta gestação que Ashley descobriu que ela própria também era.
Ao falar sobre as filhas, Ashley se mostra empolgada com o futuro e com a chance de assisti-las crescer. Ashley também se mostrou contente com o diagnóstico, já que preencheu algumas lacunas de seu passado.
“Sempre tive complicações de saúde ao longo da minha vida que nunca fizeram sentido para os médicos, mas agora fazem”, contou, ao revelar que recebeu apoio de seus amigos e familiares.