Pelo menos 12 pessoas faleceram durante uma partida de futebol disputada no Estádio Cuscatlán, em El Salvador, no último sábado (20). Informações da Polícia Nacional Civil do país apontam para o excesso na venda de ingressos como causa da tragédia.
Cerca de 500 pessoas foram afetadas pela confusão, não havendo informações concretas sobre o número de feridos. Os 12 falecidos, por sua vez, perderam a vida por conta de pisoteamento e asfixiamento.
O Estádio Cuscatlán recepcionaria a partida entre Alianza e FAS pela ida das quartas de final da primeira divisão do campeonato nacional de El Salvador. A construção está localizada em San Salvador, a capital do país.
De acordo com os relatos, os torcedores arrombaram o portão de entrada, sendo que alguns deles ficaram presos embaixo das grades que davam acesso ao túnel principal. Outros conseguiram chegar às arquibancadas, ao passo que uma parcela do público correu em direção ao gramado.
Além das vítimas dos pisoteamentos e asfixias, há registros de vítimas espancadas. Veja o vídeo a seguir.
A Federação Salvadorenha de Futebol, responsável pela gestão do campeonato local, emitiu um comunicado lamentando a tragédia. Além disso, todos os jogos previstos para o fim de semana foram cancelados.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também emitiu uma nota pública garantindo que todos os esforços necessários serão empregados para que o caso seja solucionado e os responsáveis pela tragédia sejam devidamente punidos.
“Todos serão investigados: time, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes”, disse.
Lamentable. Reportan estampida en el Estadio Cuscatlán de El Salvador
Informa @CNNEE que ha aumentado a 12 el número de muertospic.twitter.com/4WCTorm86G
— Luis Omar Tapia (@LuisOmarTapia) May 21, 2023