Neste domingo, o jovem tenista João Fonseca escreveu seu nome na história ao ganhar ATP 250 de Buenos Aires. Na capital argentina, o brasileiro contou com uma grande torcida brasileira e confirmou o favoritismo.
Ao longo dos últimos meses, João tem caído nas graças do público brasileiro. Aos poucos, o rapaz tem contribuído para resgatar o gosto do público pelo esporte, que teve em Guga Kuerten seu maior expoente nacional.
Com apenas 18 anos, João é apontado como um dos nomes mais promissores do tênis e isso não só no Brasil. Na final deste domingo, por exemplo, o rapaz enfrentou o já experiente Francisco Cerundolo.
Para se ter maior ideia do feito de João, basta ver a diferença no ranking: Cerundolo ocupa a posição 28 no ranking mundial, enquanto o brasileiro é apenas o 68º na classificação – depois do torneio.
Fonseca conseguiu entrar no torneio através do programa Next Gen Accelerator, que visa fomentar carreiras de jovens promissores. Ele se tornou o atleta mais jovem a conquistar um torneio de saibro, feito antes realizado pelo espanhol Carlos Alcaraz em 2021.
Em 2001, Gustavo Kuerten se tornou o primeiro brasileiro a ganhar o torneio na capital Argentina. Agora, mais de 20 anos depois, João repete o feito. O rapaz tem cativado olhares.
Quem é João Fonseca?
Nascido no Rio de Janeiro, João foi criado na capital carioca e se dedica ao tenis desde cedo. Sua primeira vez com a raquete foi aos 11 anos de idade e, desde então, não parou mais.
Curiosamente, sua primeira paixão foi o futsal. Torcedor do Flamengo, ele começou nas quadras de chuteira, mas abandonou a modalidade quando sofreu uma lesão grave. Foi então que migrou para o tenis.
João foi destaque nas categorias juvenis e se profissionalizou aos 17 anos. Este é seu primeiro título como profissional e suas conquistas já tem o colocado na mira de grandes nomes e marcas.