Notícias

Japão registra novo surto de bactéria mortal e número de óbitos supera do ano passado

País já vem registrando aumento de casos da doença.

ANÚNCIOS

Notícias sobre uma superbactéria que tem causado vítimas no Japão vem sendo repercutida internacionalmente. Segundo as informações, mais de 70 óbitos relacionados a bactéria já foram confirmados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde japonês, já houveram 977 casos confirmados de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). O novo surto da doença já é maior do que o registrado no ano passado.

A infecção é considerada rara, mas vem crescendo e sua taxa de mortalidade chega a 30%, o que a torna grave. A doença se torna grave quando a infecção atinge a corrente sanguínea ou os tecidos.

Os sintomas iniciais envolvem uma série de sintomas que são comuns a outras doenças, como dores musculares, febre e vômitos. No entanto, os sintomas ainda podem envolver inchaços, falência múltipla dos órgãos e queda de pressão quando o corpo entra em choque.

ANÚNCIOS

A doença é causada por uma bactéria conhecida há bastante tempo pela medicina. A bactéria streptococcus do grupo A (GAS) é conhecida por causar infecções comuns, como dor de garganta e atinge principalmente crianças.

No entanto, em alguns casos mais raros, a bactéria pode evoluir e liberar toxinas no corpo que podem afetar a corrente sanguínea. Outra complicação conhecida pela bactéria é a fasciíte necrosante “devoradora de carne”.

O Japão não é o único país que já registrou casos da doença. A Europa já chegou a notificar a Organização Mundial da Saúde com casos e abrir investigações em outros momentos. É relatado que pessoas com alguma vulnerabilidade, como câncer, se tornam mais suscetíveis a contrair a forma grave da doença.

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.