Curiosidades

Já deu um ‘pulo’ enquanto estava pegando no sono e sentiu a sensação de estar caindo? Saiba o que realmente isso significa!

Descubra o que significa a sensação de estar caindo quando se está pegando no sono.

ANÚNCIOS

Já sentiu aquela sensação de estar caindo, sempre que você está começando a pegar no sono, e que te faz despertar rapidamente? Este é o fenômeno mais reconhecido como espasmo hípnico, e durante este tempo, só encontra-se hipóteses para justificá-lo.

O espasmo hípnico é um tipo de contração involuntária da região dos músculos, que acaba despertando bruscamente uma pessoa enquanto dorme. Mioclonia é uma expressão que se dá a contrações repentinas,  pequenas, que são incontroláveis e involuntárias da parte de um músculo ou grupo de músculos. Por causa disso, este acontecimento pode também receber o nome de “puxão mioclônico”.

Normalmente, isso acontece em estágios bem mais tranquilhos do sono, muitas vezes no instante em que nos encontramos adormecidos, já se encontrando no estágio REM ou iniciando a entrar em um sono mais intenso.

Mesmo que o espasmo não seja apontado como uma doença, é uma indicação e isto é visto como um distúrbio que ocorre no sistema nervoso. Muitas pessoas o caracterizam como um fenômeno nítido de que se está caindo de algum lugar, ou até mesmo perdendo o equilíbrio, o que faz com que algumas pessoas acordem assustadas, enquanto outros o caracterizam como um “choque elétrico” deslocando-se pelo corpo.\n\nDe qualquer forma, isto é um experimento comum (a Academia Americana de Medicina do Sono descreve que até mesmo 70% das pessoas já passaram por este espasmo).

ANÚNCIOS

Os espasmos ou empurrões acontecem normalmente quando uma pessoa se encontra dormindo ou em uma posição desaconchegante, ou caso esteja muito cansada.

Poucas análises já foram realizadas sobre o conteúdo, no entanto, um estudo insinua que o espasmo é a consequência do relaxamento dos músculos. O corpo começa a passar por mudanças em sua temperatura e também na respiração no instante em que estamos dormindo, desse modo, enquanto uma pessoa está se organizando para dormir, a mente pode esclarecer estas alterações como um sinal de queda.

Outro estudo contestando a desordem cerebral e relaxamento fala que quando o corpo passa a seguir um relaxamento imenso, a mente ainda segue ativa, o cérebro passa um aviso para que o corpo possa reagir.

É neste momento que aparece a sensação de que está caindo, proporcionando um grande um susto que muitas vezes segue junto de batimentos cardíacos muito acelerados.\n\nConclusão, ainda apareceu outra teoria que fala que o corpo reage da mesma forma como quando uma pessoa passa a se contrair no momento em que morre, sendo assim, o espasmo seria uma reação utilizada para deixar o corpo “vivo e funcionando normalmente”.

ANÚNCIOS

Estudos apontam que os empurrões mioclônicos acontecem com mais frequência em pessoas que passam por problemas de ansiedade, insônia, fadiga e até mesmo incômodo físico, visto que, nosso cérebro é mais fácil de ser confundido nessas circunstâncias. Falta de sono e estresses passam a ser os principais elementos colaboradores.

Desta forma, é bem mais fácil passar por um espasmo em situações em que não dormimos bem ou que estamos tentando pegar no sono. A cafeína pode ser também um fator favorável, visto que, depois de consumida, fica mais difícil a pessoa conseguir relaxar. Muitas pessoas também contam que o consumo de álcool deixa os empurrões com mais frequência.

De qualquer forma, se você começar a pegar no sono e passar a ser acordado bruscamente com a sensação de estar caindo ou levando um choque, não fique preocupado, é um processo comum do sono e não aponta nenhum risco para a saúde.

Sobre o Autor