Curiosidades

Já deu um ‘pulo’ enquanto estava pegando no sono e sentiu a sensação de estar caindo? Saiba o que realmente isso significa!

Descubra o que significa a sensação de estar caindo quando se está pegando no sono.

Já sentiu aquela sensação de estar caindo, sempre que você está começando a pegar no sono, e que te faz despertar rapidamente? Este é o fenômeno mais reconhecido como espasmo hípnico, e durante este tempo, só encontra-se hipóteses para justificá-lo.

PUBLICIDADE

O espasmo hípnico é um tipo de contração involuntária da região dos músculos, que acaba despertando bruscamente uma pessoa enquanto dorme. Mioclonia é uma expressão que se dá a contrações repentinas,  pequenas, que são incontroláveis e involuntárias da parte de um músculo ou grupo de músculos. Por causa disso, este acontecimento pode também receber o nome de “puxão mioclônico”.

Normalmente, isso acontece em estágios bem mais tranquilhos do sono, muitas vezes no instante em que nos encontramos adormecidos, já se encontrando no estágio REM ou iniciando a entrar em um sono mais intenso.

Mesmo que o espasmo não seja apontado como uma doença, é uma indicação e isto é visto como um distúrbio que ocorre no sistema nervoso. Muitas pessoas o caracterizam como um fenômeno nítido de que se está caindo de algum lugar, ou até mesmo perdendo o equilíbrio, o que faz com que algumas pessoas acordem assustadas, enquanto outros o caracterizam como um “choque elétrico” deslocando-se pelo corpo.

PUBLICIDADE