Nesta última quarta-feira, dia 5 de março, o Papa Francisco, internado há cerca de vinte dias em uma unidade de saúde em Roma, mandou recado aos fiéis brasileiros.
O papa pediu para que orações sejam feitas. No momento, ele se encontra internado para tratar uma pneumonia que atingiu os seus dois pulmões, e em um comunicado, enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ele mandou o recado aos brasileiros.
O pontífice também expressou o apoio da Igreja Católica sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. Em seu recado aos brasileiros, o pontífice fez um pedido.
“Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a bênção apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a casa comum, pedindo que continuem a rezar por mim”, disse.
Além do pedido aos brasileiros, papa Francisco destacou a importância de cuidar da “casa comum”, citando como necessária a superação da crise climática e pedindo que os fiéis continuem rezando por sua recuperação.
No momento, o estado de saúde do religioso segue sendo monitorado de perto e o Vaticano informou que Francisco “descansou bem durante a noite” e acordou deposi das 8h.
Nas últimas noites, ele precisou utilizar uma máscara de oxigênio para dormir melhor e deve continuar recebendo oxigênio de “alto fluxo” por meio de uma cânula nasal. A prioridade é que o religioso consiga se recuperar em seu devido tempo.
Apesar da melhora no descanso, o quadro clínico do pontífice, de 88 anos, ainda é considerado complexo, e o prognóstico permanece reservado. Enquanto se recupera, diversos fiéis ao redor do mundo estão seguindo com suas orações.