Nesta terça 04 é simbolizado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Internada há um mês para a retirada de quatro tumores, a cantora Preta Gil usou as redes sociais para fazer um alerta para os cuidados com a saúde e a forma como a doença acaba sendo negligenciada.
“Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda e tenha preconceito com a doença. Eu fui culpando diversas coisas: no cansaço, estresse… Não! Muitas vezes já é a doença se manifestando”, disse Preta.
Para a filha de Gilberto Gil, a importância de se descobrir a doença em seu estagio inicial é fundamental para aumentar as chances de cura através de um tratamento precoce. Preta foi diagnosticada em 2023 com câncer de intestino e chegou a realizar uma cirurgia no mesmo ano.
Ela passou um período com a bolsa de ileostomia até sua nova cirurgia de reparação do intestino. Um ano após o procedimento ela descobriu através dos exames de rotina que a doença havia retornado de forma mais agressiva, desta vez em quatro novos lugares.
Rapidamente ela retomou o tratamento até a realização de uma nova cirurgia, desta vez para a retirada dos tumores e o uso definitivo da bolsa de ileostomia. Ela explicou nas redes sociais que está em processo de aprendizado com o uso do novo item.
https://www.instagram.com/reel/DFqJT6cRWsy
A cirurgia de Preta durou mais de 20 horas. Atualmente ela segue em processo de recuperação desde o dia 29 de dezembro recebendo apoio de familiares e amigos que se revezam para lhe fazer companhia em seu quarto no Hospital Sírio Libanês, localizado em São Paulo.