Combater incêndios de grande proporção em locais movimentados, como um shopping popular, é sempre um desafio enorme para as equipes de emergência. O fogo se espalha rapidamente, alimentado pela alta concentração de materiais inflamáveis.
As tentativas de controlar as chamas são frequentemente dificultadas pelas limitações de acesso para os bombeiros. Esse cenário se tornou realidade na manhã desta quarta, dia 30 de outubro, no Shopping 25 de Março, no Brás, Centro de São Paulo.
O incêndio começou por volta das 6h40, e até às 8h, mais de 17 viaturas e 40 bombeiros já estavam no local, tentando conter as chamas que consumiam o prédio. Parte do teto desabou, e a fumaça preta que saía do shopping pôde ser vista de longe, alcançando mais de 150 metros de altura.
URGENTE! Incêndio de grandes proporções no shopping da 25 na Brás em São Paulo. pic.twitter.com/uQhBUn94k1
— PLOCSOCIAL (@plocsocial) October 30, 2024
https://twittter.com/i/status/1851578488689471643
Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas lojistas relataram que o shopping havia sofrido uma queda de energia elétrica no dia anterior. Vídeos gravados por lojistas e moradores da região mostram o desespero das pessoas ao tentarem escapar das chamas.
🚒 AGORA! Incêndio de grandes proporções atinge o Brás em São Paulo. Oito viaturas do corpo de bombeiros estão no local. Não há informações de feridos pic.twitter.com/mGe3Gamzds
— Meio News (@portalmeionews) October 30, 2024
Até o momento, não há informações sobre vítimas, mas os bombeiros seguem no local, verificando se ainda há alguém dentro do prédio. Diversas ruas foram interditadas pela Polícia Militar e sete linhas de ônibus desviadas para facilitar o trabalho de combate ao incêndio.
Um incêndio atingiu nesta quarta-feira (30) um shopping no Brás, um dos maiores polos comerciais de São Paulo. #CNNNovoDia pic.twitter.com/xKlzBsn7Tz
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 30, 2024
A região do Brás, conhecida por ser um dos principais centros de comércio popular de São Paulo, enfrenta agora mais uma tragédia, com o incêndio comprometendo a estrutura de um dos seus shoppings mais frequentados.