Notícias

Incêndio atinge antigo prédio do Museu da Casa Brasileira em SP

ANÚNCIOS

Nas imagens é possível ver as labaredas engolindo o prédio.

ANÚNCIOS

Um incêndio atingiu o casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde deste sábado (5). O edifício, conhecido como Solar Fábio Prado, é um patrimônio arquitetônico da cidade e atualmente recebe exposições e eventos culturais.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado durante um processo de soldagem, o que provocou chamas e fumaça na parte externa do imóvel.

ANÚNCIOS

Apesar do incidente, não houve registro de feridos, e a estrutura interna do casarão não foi comprometida. O casarão abrigou o Museu da Casa Brasileira até 2023, quando foi encerrado o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta (FPA), responsável pela administração do local.

Após o término do contrato, o espaço passou a ser utilizado para novas exposições temporárias. A partir do dia 10 de outubro, o casarão receberia uma exposição em comemoração aos 30 anos do programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Em nota, o museu esclareceu que o incêndio ocorreu na fachada do local onde a montagem da exposição estava sendo realizada, sem afetar a integridade do acervo histórico guardado no casarão.

O Solar Fábio Prado, construído entre 1942 e 1945, é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e está localizado em um terreno de aproximadamente 15.000 m² na Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Reconhecido como um importante espaço para a pesquisa e a promoção da arquitetura e do design no Brasil, o casarão é também um marco cultural e arquitetônico de São Paulo.

ANÚNCIOS

O incêndio trouxe preocupação à comunidade cultural e aos frequentadores do museu, que temem pelo estado de conservação de um espaço tão simbólico.

Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!

A preservação de locais históricos como o Solar Fábio Prado é fundamental para a manutenção da memória arquitetônica e cultural do país. Felizmente, a pronta ação dos bombeiros evitou que danos maiores comprometessem a integridade do prédio e de seu valioso acervo.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.