Durante o período da noite deste último sábado, dia 10 de maio, o Rio de Janeiro presenciou um espetáculo emocionante em celebração ao Dia das Mães.
Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi projetada ao lado do Cristo Redentor. O Brasil é um dos países com o maior número de católicos no mundo, e com isso, a projeção união simbolismo religioso com demonstração de amor maternal.
A decisão foi combinar arte, fé, inovação e tecnologia, assim transformando o cartão-postal mais conhecido do Brasil em um palco de luzes e significado espiritual, o que arrancou milhares de olhares e corações.
A projeção luminosa, que durou cerca de 30 minutos, destacou a figura de Maria, que é reconhecida como mãe de Jesus na tradição católica. Ela foi projetada ao lado da estátua que representa o próprio Cristo.
🚨AGORA: Em homenagem ao Dia das Mães, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, mãe de Jesus, foi projetada ao lado de seu filho, o Cristo Redentor, no céu do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/eaPx2baWdB
— CHOQUEI (@choquei) May 11, 2025
Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil desde 1930 e é venerado por milhões de fiéis, especialmente, por conta de seu papel de acolhimento. O Cristo Redentor é considerado um ícone religioso e um marco no Brasil.
Utilizando projetores de alta definição e sistemas de mapeamento 3D, a imagem da santa foi cuidadosamente integrada à silhueta do monumento.
A projeção incluiu detalhes da imagem original da Aparecida, como o manto azul e o olhar sereno, criando uma ilusão de que a santa “abraçava” simbolicamente o Cristo.
A iniciativa foi organizada por uma parceria entre entidades religiosas e coletivos de arte digital, com o objetivo de trazer formas inovadoras de se comemorar.
Nas redes sociais, o evento viralizou sob a hashtag #MãeDeTodos, com relatos de fiéis que acompanharam a transmissão ao vivo ou estiveram no local.
“Ver Nossa Senhora ao lado do Cristo me fez sentir protegida, como se minha própria mãe estivesse ali”, escreveu uma usuária no X (antigo Twitter). Turistas e moradores que presenciaram a cena se ajoelharam para rezar.
A ação, que pode se tornar anual, abre precedente para outras intervenções artístico religiosas em monumentos brasileiros, algo que deve ser incentivado pela sociedade e pelo governo.