A angústia de não saber o paradeiro de um ente querido pode ser devastadora. Durante dias, familiares e amigos viveram a incerteza do desaparecimento de Helena Silvia Ladwig, uma idosa de 85 anos que havia sumido misteriosamente após sair dirigindo à noite em Joinville, no Norte de Santa Catarina.
Mas a dor da espera deu lugar à tristeza da confirmação: o corpo da idosa foi encontrado nesta terça, dia 15 de abril, dentro de seu carro submerso no Rio Piraí, em Araquari. Helena havia desaparecido na noite do dia 3 de abril, após deixar a casa da irmã e seguir para um hospital, onde deixaria um objeto para um parente.
Ela não gostava de dirigir à noite e, segundo a Polícia Civil, estava visivelmente desorientada, conforme mostram imagens de câmeras de segurança. O vídeo a flagra subindo em canteiros e hesitando em rotatórias, o que já apontava para um possível quadro de confusão ou nervosismo. Veja vídeo:
O carro da idosa, um Chevrolet Celta, foi encontrado com a ajuda dessas imagens e do uso de drones em áreas da zona rural entre Joinville e Araquari. O veículo estava submerso em um trecho do Rio Piraí.
O Corpo de Bombeiros e a concessionária Arteris Litoral Sul participaram da retirada do carro, onde o corpo de Helena foi localizado sem vida. Segundo o delegado Rafaello Ross, tudo indica que ela tentou acessar uma balsa, que acabou cedendo, levando o veículo para dentro do rio.
A hipótese mais provável é de que a desorientação, somada ao fato de estar emocionalmente abalada com a situação de saúde da irmã, tenha sido determinante para o acidente.
A tragédia encerra dias de buscas incansáveis e mobilização nas redes sociais por parte da comunidade. Agora, resta à família lidar com a perda e às autoridades esclarecer os últimos momentos de uma mulher que, mesmo aos 85 anos, ainda fazia questão de cuidar de quem amava.