O piloto Paulo Seghetto, natural de Goiânia, morreu após o avião que pilotava explodir na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9).
A aeronave, de propriedade da influente família Fries, de Mineiros, Goiás, tentou pousar em Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, incluindo chuva e pista molhada, segundo informações da concessionária Rede Voa, que administra o aeroporto local.
Acidente e vítimas
A aeronave, modelo Cessna 525 com matrícula PR-GFS, transportava cinco pessoas no momento do acidente: o piloto, dois adultos e duas crianças. Paulo Seghetto foi retirado das ferragens, mas não resistiu.
Aeronave Cesna cai em ubatuba-SP
Foi confirmado a morte do piloto. No avião estavam 3 adultos e duas crianças. Na orla foram atingidas 3 pessoas . Muito triste!!! #CharlesTunisse pic.twitter.com/YAbdIJHcPA— Charles Tunisse (@Charles_Tunisse) January 9, 2025
As outras quatro pessoas a bordo foram resgatadas com vida e encaminhadas para atendimento médico. Além disso, três pedestres que estavam na pista de skate próxima ao local da explosão também ficaram feridos e receberam socorro.
Vídeos capturados por testemunhas mostram a aeronave cruzando a pista do aeroporto, ultrapassando o limite, atravessando uma rua que margeia a praia e explodindo ao alcançar a faixa de areia.
✈️ Um avião de pequeno porte caiu na Praia do Itaguá, em Ubatuba (SP), nesta quinta-feira, 9, após ultrapassar a pista do aeroporto local. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas. Investigações sobre as causas estão em andamento
Leia mais: https://t.co/MaDxlcMxsz pic.twitter.com/gWEfdjHAO0
— Cenarium (@cenariumam) January 9, 2025
As chamas e a fumaça chamaram a atenção de moradores e turistas, que acompanharam o trabalho de resgate das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
A família Fries e o avião
A aeronave pertencia à tradicional família Fries, de Mineiros, conhecida pela produção de soja e por um projeto ambiental de replantio de árvores nativas.
De acordo com a TV Anhanguera, mais de 2 milhões de árvores foram replantadas na região da fazenda da família, onde também nasce o Rio Araguaia. Entre os proprietários do avião estão Nelvo Fries, Maria Gertrude Fries, Mireylle Fries, Celso Fries, Leyna Fries e Crystopher Fries.
Investigações em andamento
AVIÃO QUE TRAGICAMENTE CAIU EM UBATUBA
9/01/2025
Transportava cinco pessoas: dois adultos, duas crianças e o piloto. Infelizmente, o piloto não sobreviveu ao acidente. Os quatro passageiros foram resgatados com vida; o homem estava consciente e orientado, enquanto a mulher e as… pic.twitter.com/SgxKW3N364— M.B (@BaMaffi) January 9, 2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar as causas do acidente.
Os investigadores já estão no local para coletar dados, analisar os danos na aeronave e preservar elementos que possam ajudar a entender o que ocorreu. Não há informações sobre o atual estado de saúde das vítimas.