Hugo Calderano, mesatenista brasileiro e destaque internacional, confirmou que não conseguirá disputar o WTT Grand Smash Las Vegas. O motivo tem causado revolta, já que o atleta foi impedido de entrar no país norte-americano.
Por meio de seu site oficial, Hugo explicou como se deu a situação. O mesatenista é brasileiro, mas também possui cidadania portuguesa e, por conta disso, não precisaria de visto para entrar nos EUA.
Em função da cidadania portuguesa, Hugo só precisaria informar a entrada no país através de uma plataforma oficial do governo dos EUA, totalmente online. Dessa vez, no entanto, o procedimento não foi aceito pelas autoridades estadunidenses.
Após ter o procedimento recusado, Hugo entrou em contato com as autoridades do país norte-americano e foi informado que não teria a entrada automática aceita por conta de uma viagem feita à Cuba, em 2023.
Na ocasião, Hugo e outros atletas da modalidade estiveram em Cuba para um torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris. Depois da informação, Hugo tentou a emissão de um visto emergencial, mas também não conseguiu a aprovação do documento.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil“, disse Hugo.
No texto, o atleta também lamentou e afirmou estar frustrado por não poder participar do evento por problemas que “fogem ao seu controle”. Hugo também destacou que vem de um período de bons resultados em outros eventos.
Recentemente, Hugo comemorou a vitória no Mundial de Tenis de Mesa, que foi disputado em Macau, na China. Também comemorou uma medalha de prata no Mundial, disputado no Catar.