Notícias

Hotel de 10 andares desaba na Argentina, há vários desaparecidos e ao menos uma morte confirmada

ANÚNCIOS

O estabelecimento fica em uma cidade turística.

ANÚNCIOS

Um desabamento de grandes proporções ocorreu na madrugada desta terça-feira (28) em Villa Gesell, cidade litorânea da província de Buenos Aires, Argentina. Um hotel de dez andares, o Apart Hotel Dubrovnik, desmoronou parcialmente, afetando também uma residência vizinha e deixando várias pessoas sob os escombros.

Até o momento, uma morte foi confirmada e, segundo informações do prefeito Gustavo Barreras, entre sete e nove pessoas permanecem desaparecidas. Barreras afirmou que o foco das autoridades está no resgate das vítimas, e equipes de emergência trabalham incansavelmente na tentativa de localizá-las.

ANÚNCIOS

O prédio tinha permissão para realizar obras de instalação de um elevador na parte frontal, mas o desmoronamento ocorreu na área dos fundos, onde os dez andares da estrutura colapsaram, comprometendo cerca de 80% do edifício. Estima-se que entre seis e sete pessoas estivessem hospedadas no hotel no momento do acidente, enquanto outras duas ou três pessoas poderiam estar na residência vizinha.

As autoridades locais, incluindo o ministro da Saúde e o ministro da Segurança de Buenos Aires, Javier Alonso, acompanham as operações no local, coordenadas pelo chefe de resgate, Hugo Piriz. Segundo Piriz, a maior concentração de desaparecidos estaria nos três primeiros andares do edifício.

As equipes de resgate ainda não conseguiram retirar ninguém dos escombros, mas mantiveram contato com uma senhora que relatou estar presa junto a outra pessoa. Os bombeiros seguem atentos a sinais de vida, interrompendo periodicamente as operações para ouvir possíveis pedidos de socorro.

Mais de 100 bombeiros de Villa Gesell e cidades vizinhas, como Madariaga, Pinamar e outras da região da Costa Atlântica, estão mobilizados na busca, enfrentando a dificuldade de lidar com o vasto volume de escombros.

ANÚNCIOS

Testemunhas descreveram uma vibração intensa antes do colapso e relataram que, ao olhar pela janela, viram a estrutura desmoronar. O impacto do desabamento foi sentido em prédios próximos, e a cena levou pânico à vizinhança, que agora acompanha apreensiva o desenrolar das operações de resgate.

A tragédia evidencia a importância de revisões estruturais rigorosas em edifícios, especialmente aqueles que estão em obras ou instalações de grande porte. A operação segue em andamento, e as autoridades esperam que o esforço contínuo dos bombeiros traga novos desdobramentos e possíveis resgates ao longo do dia.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.