Notícias

Hospital vira alvo de inquérito por suposto reuso de material descartável

ANÚNCIOS

Denuncia aponta que material era usado em endoscopias.

ANÚNCIOS

Uma denúncia levou a Polícia Civil a abrir investigação contra o Hospital Municipal Integrado Santo Amaro. Segundo relatos, a unidade operava com o reuso de material descartável, o que é crime contra a saúde pública.

Ainda segundo a denúncia, o material usado era reutilizado para exames de endoscopia. Procurada, a empresa contratada para administração da unidade negou que exista qualquer irregularidade nas operações.

ANÚNCIOS

O relatório que aponta o reuso de material descartável foi feito pela Divisão de Auditoria da Secretaria Municipal da Saúde, sendo uma repartição que integra o SUS e o Sistema Nacional de Auditoria. O relatório ainda aponta que haveriam outras irregularidades na unidade.

Tudo começou depois que o Ministério Público recebeu, março de 2021, uma denúncia sobre o caso. Dali em diante, foi instaurada uma auditoria para averiguar a denúncia. O resultado da auditoria não foi revelado publicamente, mas um inquérito policial foi aberto.

Considerando o número de pinças compradas, observa-se um déficit de 16.517 pinças para biopsia, sugerindo a provável reutilização em 84% dos exames auditados e realizados com uso de pinças“, diz um trecho do relatório.

O documento ainda destaca o caráter descartável do material em questão. Segundo relatório, as pinças são de uso único e o hospital inclusive tem a obrigação de descartar caso as embalagens forem entregues violadas.

Outras irregularidades também estão sendo apuradas no hospital. A administradora do hospital afirma que não há irregularidades.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.