Curiosidades

Homem que contraiu poliomielite quando tinha 6 anos está preso em um “pulmão de ferro” há 70 anos

Esse homem está preso há anos em um pulmão de ferro após ter contraído poliomielite quando ainda era criança.

Em 1952, Alexander Paul tinha apenas 6 anos de idade. Nessa época, ele contraiu poliomielite, em um contexto que não existia um sistema e conhecimento sobre a doença como nos dias atuais. Naquela situação, a única opção que muitos doentes tinham era a de ficar deitado em uma máquina e sobreviver graças a um pulmão de ferro.

PUBLICIDADE

A doença atingiu Alexander de forma tão grave que ele parou de respirar e só conseguiu sobreviver por conta da engenhoca, e até os dias atuais, o homem está vivo por conta do aparelho. Por conta de toda a tragédia envolvendo a poliomielite, Alexander foi considerado como uma criança de sorte por ter conseguido resistir.

Devido a doença, ele ainda perdeu alguns movimentos motores. Com o passar dos anos, Alexander aprendeu a passar um tempo fora da máquina. Porém, devido a sua idade avançada, atualmente, ele só sobrevive ficando a todo o momento dentro do equipamento, que também é chamado de ‘caixão’.

No vídeo a seguir você pode conferir mais detalhes do caso. 

PUBLICIDADE

“Minha história é um exemplo de por que seu passado ou mesmo sua deficiência não precisa definir seu futuro. Não importa de onde você é, qual é o seu passado ou os desafios que possa enfrentar. Você pode realmente fazer qualquer coisa”, chegou a declarar a um canal de comunicação após ser entrevistado.

Alexander aprendeu a pintar utilizando apenas a boca, entre outras habilidades que precisou desenvolver para se adaptar.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.