Um homem morreu após ter se infectado com a ameba que é mais conhecida como ‘comedora de cérebro’. O caso aconteceu no dia 20 de fevereiro.
A infecção ocorreu após o homem ter tomado uma atitude que muitos possuem diariamente. Ele enxaguou o rosto e o nariz com a água da torneira.
O homem não teve sua identidade revelada. Contudo, ele morreu três dias antes das autoridades divulgarem um alerta sobre a infecção.
A ameba é um microrganismo que costuma viver em ambientes úmidos.
De acordo com as autoridades, a infecção por essa ameba só ocorre quando água contaminada entra em contato com o nariz da pessoa.
A ingestão de líquidos contaminados com a ameba não acarreta consequências graves, como no caso da infecção através do nariz.
A ameba conhecida como ‘comedora de cérebro’ provoca uma doença que recebeu o nome de meningoencefalite amebiana primária (PAM).
Até o momento, não se tem um tratamento para doença. Portanto, a infecção se torna fatal de forma rápida. De acordo com relatos realizados por autoridades, a taxa de óbito de quem contraí a doença é de 97%.
O caso ocorreu na região da Flórida, nos Estados Unidos. E dos 154 indivíduos que já foram infectados pela ameba nos EUA entre 1962 e 2021, apenas quatro conseguiram sobreviver as suas consequências.
A ameba pode estar presente em águas termais, água morna, lagos, tanques de água quente, e mais raramente, na água da torneira.