Nesta semana, a TV Record foi alvo de um ataque hacker sem precedentes. O problema ganhou atenção pública e a emissora emitiu nota sobre o tema. Segundo as informações, o ataque começou no último sábado (08) e os criminosos tem mantido os sistemas e arquivos “reféns”.
A emissora conseguiu voltar ao ar, mas para ter todo seu sistema de volta teria que arcar com o valor de resgate. Segundo informações divulgadas pelo Notícias da TV, o valor pedido pelo resgate foi estipulado em R$45 milhões.
Ainda segundo o site, a área de TI da empresa estaria empenhada em recuperar o máximo possível para tentar negociar com os criminosos uma redução do valor de resgate. Esse não é o primeiro ataque do ano.
Em junho, a JBS também foi alvo de um ataque hacker e permaneceu refém dos criminosos por uma semana. Segundo a empresa, foram pagos R$57,1 milhões para que o funcionamento dos computadores fosse reestabelecido.
Para contornar o problema da melhor forma e não tirar programas do ar, a emissora adotou um sistema que havia sido aposentado a cerca de uma década, menos informatizado e mais manual. Gottino, um dos apresentadores de programas ao vivo, prestigiou os profissionais.
“Todo mundo aqui trabalhando, na raça, para colocar a melhor revista eletrônica das tardes no ar”, declarou Gottino. A emissora vai entrar em seu quarto dia de ataque e os profissionais tem “se virado nos 30”.