Guardas municipais de Santos se depararam com uma situação inesperada: duas crianças, de 6 e 8 anos de idade, podem ter sido abandonadas em uma praia da cidade. As crianças não apresentavam lesões sérias aparentes.
De acordo com as informações iniciais, as crianças foram abordadas por guardas e revelaram que haviam sido levadas até o local por um irmão mais velho, que não foi encontrado.
O irmão mais velho, segundo o efetivo da guarda, tem 15 anos de idade e havia deixado o local há cerca de 40 minutos antes. As crianças foram encontradas por guardas que faziam a patrulha.
Pela falta de algum responsável presente, ou que se apresentasse para levar as crianças, ambas foram encaminhadas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos. O caso foi passado ao Conselho Tutelar.
Segundo o jornal A Tribuna, as crianças continuam sob cuidados da Seção de Acolhimento (Seacolhe), mantida pela prefeitura. A mãe foi identificada e autuada por abandono de incapaz.
Por envolver crianças, as autoridades não revelaram informações que pudessem levar à identidade de nenhum dos envolvidos. Não se tem notícia sobre o irmão mais velho.
Ao que se sabe, as crianças não tinham lesões que indicassem maus-tratos. No entanto, a polícia não detalhou as informações sobre em que estado as crianças, de 6 e 8 anos, estavam.
O caso causa espanto pelo envolvimento de menores, inclusive do irmão mais velho que deixou os irmãos sozinhos.