A situação dramática dos 22 brasileiros que se encontram em meio ao fogo cruzado, na Faixa de Gaza, continua mobilizando esforços do governo brasileiro. Tanto brasileiros em território israelense, quanto brasileiros em território palestino, estão recebendo atenção do governo brasileiro.
A expectativa, conforme explicou o ministro de Relações Exteriores, é de que um grupo de brasileiros em território palestino sejam resgatados neste sábado (14/10).
Segundo o ministro Mauro Vieira, existe uma negociação em curso com o governo egípcio para que o grupo, de 22 brasileiros, possam ser repatriados através de território egípcio.
O governo brasileiro mantém contato com esse grupo, e tem a expectativa de que um ônibus consiga conduzi-los até um ponto seguro, onde um avião brasileiro seja capaz de resgata-los.
A ideia inicial incluía uma viagem do grupo até o Cairo, capital do Egito. O país, no entanto, manifestou receio de que o grupo acabasse ficando refugiado no país e apresentou resistência para uma longa viagem até o Cairo.
Ainda assim, o governo egípcio apresentou condições para que os brasileiros atravessem a fronteira e permaneçam em território egípcio para serem repatriados pela operação brasileira.
“O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair. Sairiam nesse ônibus, que os transportará amanhã (sábado)”, explicou o ministro.
O resgate aéreo será colocado em prática pela Força Aérea Brasileira. A operação também prevê o resgate de mais brasileiros, também oriundos de território israelense. Dezenas de brasileiros já foram repatriados.