Notícias

Grande líder religioso que marcou o Brasil morre no PA e fiéis lamentam

ANÚNCIOS

Fiéis estão de luto pela perda de um grande líder religioso que realizou diversas mudanças no Brasil.

ANÚNCIOS

Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, foi anunciado o falecimento de um grande líder religioso, algo que deixou os fiéis de luto e extremamente abalados.

Se trata do bispo dom José Luiz Azcona, que ficou conhecido por ser um renomado defensor dos direitos humanos, no Pará. Ele morreu aos 84 anos de idade, após lutar contra um câncer de pâncreas.

ANÚNCIOS

Desde o dia 28 de outubro, o religioso se encontrava internado e recebendo cuidados paliativos por conta da falta de possibilidade de intervenções cirúrgicas.

O bispo emérito do Marajó dedicou mais de 30 anos à denúncia de problemas sociais graves que afetavam a região, como a exploração de mulheres e crianças.

Em 2015, ganhou destaque ao relatar casos em que crianças eram exploradas sexualmente com o consentimento de suas famílias. Seus esforços resultaram em criações de leis nacionais.

Sua atuação o tornou alvo de ameaças de morte, mas ele nunca abandonou sua missão. “Eu sei que posso ser assassinado, mas não posso assistir passivamente à exploração e à dor dessas pessoas”, declarou em 2008.

Além disso, ele também recebeu diversos reconhecimentos, incluindo a Ordem do Mérito Princesa Isabel, em 2022. E mesmo após ter renunciado ao cargo de bispo em 2016, ele permaneceu ativo em causas sociais.

ANÚNCIOS

O velório de Dom Azcona foi realizado em Belém, reunindo fiéis e admiradores. Após a celebração de uma missa na quinta-feira, dia 21 de novembro, seu corpo será sepultado.

O Governo do Pará decretou luto oficial de três dias, reconhecendo a importância do bispo para todo o estado e para o país em geral.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.