O governo federal começou a colocar em prática, nesta segunda-feira (07/04), uma das medidas contra o roubo de celulares no país. Agora, os aparelhos receberão notificações.
A ideia é simples: o aparelho que for alvo roubo, furto ou perda, receberá uma notificação alertando ao receptor sobre a condição. Dessa forma, o receptor do aparelho estará notificado sobre a origem e terá a chance de entrega-lo à polícia.
O governo decidiu implementar a medida por acreditar que, muitas vezes, o receptor do produto roubado não sabe que esta adquirindo um objeto roubado. Dessa forma, a expectativa é que o índice de roubo caia.
A medida não apela apenas para o bom-senso do receptor final, já que a notificação também informa sobre as consequências legais sobre o uso do aparelho: a partir do momento que o indivíduo é alertado que o produto teve origem no crime, ele se torna imputável legalmente.
Como o governo terá acesso ao aparelho: o IMEI será informado e, a partir do registro de um novo chip no aparelho, o usuário receberá uma mensagem pelo whatsapp, a partir de um perfil verificado.
A medida faz parte do programa Celular Seguro e o dono legítimo do aparelho terá que solicitar inclusão no Modo Recuperação do programa durante o registro da perda, furto ou roubo.
O programa Celular Seguro também oferece a opção de bloqueio total do aparelho, que basicamente inutiliza o celular. Neste caso, a recuperação do aparelho é dificultada, mas o dono tem mais segurança sobre os dados contidos no aparelho.
As medidas visam desencorajar o roubo de aparelhos, uma vez que o principal destino desses aparelhos é a revenda. Isto é, se não houver receptador para o produto roubado, o roubo deixaria de fazer sentido.