Ao longo deste fim de semana, um dos assuntos mais falados nas redes sociais, sem dúvida, tem sido a Guerra em Israel. O país vem sendo bombardeado por ataques promovidos pelo grupo islâmico armado Hamas.
Notícias sobre o ataque tem circulado na imprensa mundial e causado espanto pelo mundo. Diversos países tem manifestado apoio ao Estado de Israel, mas também se mobilizado.
Ao longo deste domingo, o governo Brasileiro articulou missões de resgate para brasileiros que estão em Israel. Ainda não há um levantamento exato de quantos brasileiros estão em Israel.
No entanto, uma missão de seis aeronaves já é prevista. No começo da noite deste domingo (08/10), o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu em missão para Israel.
O KC-30 espera repatriar 230 brasileiros na primeira viagem. A bordo da aeronave, além dos próprios pilotos, estarão médicos e psicológos para prestar o primeiro atendimento aos brasileiros.
Mas essa não é a única missão, já que o Governo pretende, a princípio, fazer 6 viagens de resgate. “Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves”, informou a FAB.
Existe ainda uma expectativa de que o principal aeroporto de Israel, Ben-Gurion, tenha seu funcionamento normalizado. Se isso acontecer, brasileiros e outros cidadãos poderão fugir do país por voos comerciais.
Segundo informações de estimativas brasileiras, existem cerca de 6 mil brasileiros morando na Palestina, enquanto outros cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel. Cerca de 1000 brasileiros já responderam ao formulário do Itamaraty e aguardam evacuação.